top of page

Síndrome do Intestino Irritável: Perspetivas e Tratamentos Segundo a Medicina Tradicional Chinesa




A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é um distúrbio funcional do trato gastrointestinal. Isso significa que, embora o intestino pareça normal quando examinado, sua função está comprometida.


Sintomas da Síndrome do Intestino Irritável

Dentre alguns sintomas da SII estão:


· Dor, especialmente no lado esquerdo do intestino.

· Borborismo abdominal, muitas vezes seguido de diarreia ou constipação.

· Sensação de inchaço e distensão abdominal

· Intestino inflamado.

· Sensação de evacuação incompleta após ir à casa de banho.

· Presença de muco nas fezes.

· Urgência para evacuar, especialmente após as refeições.

· Alterações na frequência ou consistência das fezes, variando entre diarreia e constipação.



Tem algum destes sintomas?


Causas

A etiologia da Síndrome do Intestino Irritável (SII) é complexa e ainda não totalmente compreendida. No entanto, várias causas potenciais foram identificadas:

  • Desequilíbrios na flora intestinal, que podem ser agravados pelo consumo excessivo de alimentos fermentados e açúcares.

  • Fatores psicológicos, como estresse ou ansiedade, que podem afetar a motilidade intestinal.

  • Alterações na comunicação entre o intestino e o cérebro.

  • Historial de infeções intestinais que alteram a função do intestino.

  • Sensibilidade aumentada no intestino a determinados alimentos, especialmente os ricos em FODMAPs, conforme indicado em pesquisas da Monash University e do King's College London.


FODMAPs e a Síndrome do Intestino irritável:


Os FODMAPs (Fermentable Oligosaccharides, Disaccharides, Monosaccharides, and Polyols, ou Oligossacarídeos Fermentáveis, Dissacarídeos, Monossacarídeos e Polióis, em tradução livre) são uma categoria de carboidratos de cadeia curta que são fermentados pelas bactérias do intestino. Alimentos ricos em FODMAPs incluem alguns tipos de frutas, vegetais, leguminosas, laticínios e adoçantes. Para algumas pessoas com SII, o consumo desses alimentos pode levar a sintomas como inchaço, gases, dor abdominal e diarreia ou constipação.


Oligossacarídeos:

· Leguminosas como feijão, grão-de-bico e lentilhas.

· Vegetais como alho, cebola, aspargos e alho-francês.

· Trigo e centeio.

Dissacarídeos (lactose):

· Leite de vaca, ovelha e cabra.

· Sorvetes e muitos iogurtes.

· Queijos macios como ricota e cottage.

Monossacarídeos (frutose em excesso ao glucose):

· Maçãs e peras.

· Mel.

· Mangas.

· Aspargos.

Polióis:

· Alimentos adoçados com sorbitol, manitol, xilitol e maltitol (comuns em gomas de mascar e balas sem açúcar).

· Frutas como maçãs, peras, nectarinas, ameixas e abacates.

· Cogumelos.


Lembre-se de que a tolerância a alimentos ricos em FODMAPs pode variar de pessoa para pessoa. Portanto, o que causa desconforto a um indivíduo pode não afetar outro da mesma maneira.


Busca tratamento para Síndrome do Intestino Irritável em Lisboa?



Órgãos e Vísceras Afetadas Segundo a MTC

Na perspetiva da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a Síndrome do Intestino Irritável não é um desequilíbrio isolado, mas uma manifestação de perturbações em certos órgãos e vísceras. Estes são os principais afetados:

  • Fígado: Em termos de MTC, o Fígado é responsável pelo fluxo suave do Qi. Neste contexto, quando há estagnação do Qi do Fígado, pode manifestar-se em sintomas como "dor no intestino lado esquerdo" devido à interação adversa entre o Fígado e o Estômago.

  • Baço: Este órgão tem a função de transformar e transportar os nutrientes. Um Baço fraco pode resultar em sintomas como fadiga, inchaço e a sensação de peso na barriga e “barriga borbulhando".

  • Estômago: Um desequilíbrio aqui, muitas vezes devido ao Calor ou Umidade, pode causar "intestino inflamado" e outros sintomas digestivos.

  • Intestinos: Estes são diretamente afetados na SII, e a MTC identifica perturbações como Calor ou Umidade/mucosidade como causas comuns dos sintomas.



Como Tratar com as técnicas da Medicina Tradicional Chinesa

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) propõe diversos métodos para tratar a Síndrome do Intestino Irritável. Abaixo estão alguns exemplos de tratamentos comuns e uma breve descrição prática de como são aplicados:

  • Acupuntura: Utilizando agulhas finas em pontos específicos do corpo, como o ponto “Estômago 36” (que fica abaixo do joelho) para aliviar a dor no intestino, melhorar a digestão e regular o Qi do trato digestivo.

  • Fitoterapia Chinesa: Fórmulas específicas são criadas, como a "Decocção de Harmonização do Baço", que combina ervas para equilibrar o Baço e o Estômago, aliviando sintomas como barriga borbulhando.

  • Dietoterapia Chinesa: Aconselhamento dietético específico é oferecido, orientando o paciente sobre síndrome do intestino irritável o que comer Exemplos de recomendação são consumir vegetais de natureza doce e funcionais e evitar alimentos picantes para minimizar o intestino inflamado.

Tratamento de Acupuntura em Lisboa?


Mais Recomendações Práticas

  • Evitar alimentos ricos em FODMAPs.

  • Adotar práticas relaxantes diárias.

  • Consulta com especialista em MTC para diretrizes específicas sobre tratamento e dieta.


Ao considerar qualquer modificação de tratamento ou dieta, sempre é recomendável consultar-se com um profissional de acupuntura e medicina Tradicional Chinesa.



Escrito por:

Yorrana Medeiros

Tratamento de Síndrome do Intestino Irritável em Lisboa

Medicina Chinesa e Acupuntura em Lisboa

86 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page